domingo, 19 de outubro de 2008

A História do Cubismo


O cubismo surgiu na obra de Cézanne. A pintura deveria tratar de formas da natureza, como se fossem cones esferas e cilindros na sua opinião. Cubistas foram mais longe do que Cézanne, Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano, representando os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas.






Características principais: geometrização das formas e volumes; renúncia à perspectiva; o claro-escuro perde sua função; representação do volume colorido sobre superfícies planas; sensação de pintura escultórica; cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.















O cubismo de divide em duas partes:




Cubismo analítico - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas.




Cubismo sintético - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis.



Artistas:




Pablo Picasso:
Viveu 92 anos pintado desde muito jovem, até próximo à sua morte passou representar a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio. O amor por Fernande originou muitos desenhos sensuais e eróticos. Com a paixão de Picasso pelo circo iniciaram-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte .


Georges Braque à
Foi um pintor e escultor francês que junto de Pablo Picasso inventou o Cubismo Braque, iniciou a essa ligação as cores, na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre. No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914 devido a Grande Guerra se separaram. Braque foi mobilizado e ferido na cabeça Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura.



Tarsila do Amaral à
Colaborou demasiado para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu um conjunto de obras indicadoras de novos rumos. A artista voltou à Europa, passou pela influência impressionista e, a seguir, encontrou o cubismo. A obra Abaporu cujo nome, segundo a artista é de origem indígena e significa “Antropófago”, pertenceu a ela.



Rego Monteiro à
Um dos primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista. Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou-se entre a França e o Brasil. Foi reconhecido também naquele país, tem seus quadros dentro do acervo de alguns importantes museus.




Nenhum comentário: